O CONGRESSO SOMOS (?) NÓS


Mais lições sobre nossa democracia representativa.
Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, foi o terceiro deputado mais votado pelo Rio de Janeiro. Com 232.708 votos, ficou atrás apenas do circense Jair Bolsonaro (muito mais engraçado que o Tiririca) e da gospel Clarissa Garotinho, moça de família, que tiveram 464.572 e 335.061 votos, respectivamente. Juntos, representam mais de um milhão de cariocas e fluminenses.
Eduardo Cunha aprendeu a fazer política no antigo PDS, partido da ditadura militar, trabalhando para eleger Eliseu Resende em Minas Gerais, em 1982. A convite de Paulo César Farias, aquele dos escândalos do Collor, filiou-se ao PRN e assumiu a Telerj (indicado por PC), para envolver-se naquele escândalo dos US$ 92 milhões por favorecimento à NEC do Brasil. Nenhum problema,  naquele tempo os escândalos não davam em nada, eram logo abafados. O máximo que lhe aconteceu foi ser destituído da Telerj a pedido de Itamar Franco, tão logo este assumiu o país no lugar do deposto Collor.
Belo curriculum – ou melhor, bellum curriculum.
Eleito presidente da Câmara, usa a representação que lhe foi dada para ir à forra contra o Procurador Geral da República, ameaçando-o de vetar sua permanência no cargo, e até de convocá-lo para depor numa CPI. Assim mesmo, infantilmente, quase dizendo... “me dedou, vou te ferrar!”
Ou seja, o poder que lhe foi dado para defender o povo é usado justamente para ir contra a vontade popular, pois é certo que todos os brasileiros gostariam, sim, de saber se ele é ladrão, se não é, ou se fez bem feito o mal-feito.
E, pasmem, mais de duzentos mil brasileiros votaram nele para representá-los.
Re-pre-sen-tá-los. A democracia direta vai vir um dia, quando investirmos pesado em educação. Mas como é duro esperar.

P.S.: é óbvio que não preciso mencionar nada sobre o presidente do Senado, Renan Calheiros.

Do autor do Blog, disponível na amazon.com.br