DOM E RAVEL

Lindo... emocionante!
Há pessoas conscientes que não entendem por que mensagens tão belas de amor e fraternidade irritam alguns amigos que aparentemente também são "bons".

Não é simples, mas é possível entender.

Guillaume-Henri Dufour, engenheiro militar, líder e vencedor da guerra civil suíça de 1847, dedicou-se a construir escolas e pontes, e também criou a Cruz Vermelha Internacional. Ele FEZ o que era preciso fazer, com guerra, com engenharia e atitudes coerentes com tudo aquilo que aprendeu da trilogia de Rousseau -- Contrat Social, Discours et Emille -- e ajudou a construir um país digno para todos. A força da educação: na Suíça, as crianças recebem uma arma e aprendem a atirar com 9 anos de idade, e essa mesma Suíça é um dos países mais pacíficos do planeta. Sobre Brasil e Dufour, se interessar, vá a um post anterior: Sem a música, a vida seria um erro

Assim, há cidadãos que entendem muito bem o que se passa no país e no mundo, ou seja, sabem como poucos quais são as regras do jogo que criam a opressão e a injustiça tanto de direita quanto de esquerda. E essas pessoas se sentem, ainda que inconscientemente, agredidas pela hipocrisia voluntária ou involuntária das mensagens de flores, passarinhos, amor e bondade -- bem ao estilo Rubem Alves.

Sim, é inconsciente, mas sentem-se agredidas... porque são mensagens compartilhadas, com bom coração, tanto pelos ingênuos quanto por aqueles que são responsáveis por tudo o que impede que o quadro de violência e opressão seja superado. Que as pessoas aconselhem umas às outras a ser boas e pacíficas, com pena dos pobres e dos desvalidos, é justamente o que interessa a todo governo que impede o acesso da população à capacidade de pensar e decidir, seja negando-lhes escolas de excelência, seja por controle midiático.

É delicioso ver vídeos, imagens, ler textos, respirar fundo, olhar para o céu e sentir-se uma alma bondosa... "ah, se dependesse de mim"... "por que há tanta maldade no mundo?"

Nesse bolo de sensibilidade encontra-se mesclado todo tipo de gente: os bons, os ingênuos, os egoístas, os corruptos. Encontram-se aí os que saem às ruas para reivindicar tudo em nome de seus grupos, mas que jamais sairiam para pedir mais verbas e qualidade para educação. Ou seja, para pedir A ÚNICA MEDIDA que -- sabemos todos -- redirecionaria o país e ironicamente estancaria a necessidade de se mandar mensagens de caridade e solidariedade.

Todo mundo sabe, mas não faz. Ninguém bate panelas pelo ensino. Ninguém ocupa a esplanada dos ministérios exigindo educação de excelência para todos. Os que trocam mensagens solidárias são em grande parte os mesmos que condenam as invasões nas escolas. Os mesmos que, consciente ou inconscientemente, mantêm a população (e a si mesmos) naquilo que Kant chamou de menoridade.

CIEP, Rio de Janeiro
Em 1983, Darcy Ribeiro criou um projeto revolucionário de escola integral no Rio de Janeiro, os CIEPs. Construiu pelas mãos de Oscar Niemeyer 512 unidades com capacidade para mil alunos cada uma, ou seja, tirou mais de meio milhão de crianças de seus lares desestruturados e as pôs em escolas que mais pareciam universidades de primeiro mundo. Com todas as refeições e atendimento médico e odontológico. Aulas das 8h às 17h todos os dias e programas especiais nas férias. Professores à tarde para ensinar a fazer as tarefas da manhã. Isso funcionou de 1983 a 1987, mas a Rede Globo de Televisão, a mesma que conduz o Criança Esperança, fez campanha contra o projeto, proibindo divulgação dos CIEPs e mostrando buracos no asfalto e lixo esquecido em bairros, para dar à população a ideia de que o Rio de Janeiro estava desgovernado. Assim, fez Darcy Ribeiro perder a sucessão estadual para Moreira Franco, o candidato apoiado pela grande mídia. Sim, foi isso mesmo que você leu. Moreira Franco. O mesmo que hoje "luta" pela escola de tempo integral. Ao eleger-se governador, o Angorá, como é chamado no esquema de corrupção da operação Lava Jato, imediatamente desfez o projeto educacional de Darcy, e devolveu todas as escolas ao antigo meio período, desativando tudo o que se referia ao projeto original. 

Moreira Franco e sua família com certeza compartilham mensagens de amor às crianças e aos desvalidos. 


Dom e Ravel, 1971


Você, leitor jovem, nunca ouviu falar de Dom e Ravel. Era a dupla musical popular mais famosa nos chamados anos de chumbo da história brasileira. Apoiada pelo regime militar, a dupla fazia músicas positivas, de amor e de esperança, que ajudaram a hipnotizar e imobilizar a população inteira. Alguns dos sucessos: Só o amor constrói, Eu te amo meu Brasil, Você também é responsável.

Escreva, no youtube: dom ravel so o amor constroi.

Depois de ouvir, pode ser que aprenda a perdoar as pessoas rabugentas que não curtem tanto assim as mensagens de amor e bondade.

Quando os brasileiros estiverem votando diretamente as leis, construindo seu próprio destino, talvez essas mensagens venham a fazer algum sentido. 



Do autor do blog, disponível em amazon.com.br  






DEZ PASSOS



"É preciso estancar a sangria"
Recordar é viver, mas é preciso acompanhar. Muitos brasileiros já se esqueceram da famosa gravação de Romero Jucá. Talvez seja a hora de recuperar o principal da informação.

Em maio de 2016, veio a público a gravação da conversa entre Romero Jucá e Sérgio Machado (para ouvir ou ler todo o conteúdo, ponham no Google: romero juca gravacao). Tanscrevemos aqui, da Folha de S. Paulo, de 26/5/2016, uma parte da conversa que sintetiza o caso:

Na gravação, o ex-presidente da Transpetro afirma ao então senador do PMDB que, "a solução mais fácil" era colocar Michel Temer no comando da Presidência. Jucá concorda com o interlocutor e ressalta que somente Renan Calheiros, que, segundo ele, "não gosta de Temer", é contra a proposta de afastar Dilma do Palácio do Planalto por meio de um processo de impeachment.
"Só o Renan que está contra essa porra. Porque não gosta do Michel, porque o Michel é Eduardo Cunha. Gente, esquece o Eduardo Cunha, o Eduardo Cunha está morto, porra", diz Jucá ao ex-presidente da Transpetro.
Na sequência, Machado destaca que é preciso "botar o Michel num grande acordo nacional".
"Com o Supremo, com tudo", enfatiza o ministro.
"Com tudo, aí parava tudo", concorda Machado.
"É. Delimitava onde está, pronto", avalia Romero Jucá, sugerindo que quem já está sendo investigado continuaria alvo da Lava Jato, mas quem ainda não faz parte da apuração do esquema de corrupção ficaria blindado.

Agora, quase um ano depois, vejamos, em dez imagens, o andamento do projeto.


Temer no lugar de Dilma
1) Temer no poder: passo fundamental. Aproveitar a crise. Bastou prometer tirar o país da crise econômica e fazer com que todos, povo e imprensa, se convencessem de que esse era o motivo do impeachment.

"Era um desabafo e não um plano"
2) Jucá na articulação: nomeado primeiramente como Ministro do Planejamento, Romero Jucá foi realocado para a função de articulador do Governo, visto que as gravações dos planos de combate à Lava Jato vazaram para a imprensa.

Sessão para anistia ao Caixa Dois
3) Anistia: em sessão noturna da Câmara, os deputados tentaram fazer passar uma lei que anistiaria os crimes de caixa dois, mas recuaram devido às reações da força-tarefa da Lava Jato, que tiveram apoio de parte da imprensa.

Em cima, votaram pela prisão:
Carmen Lúcia, Luís Roberto Barroso, Teori Zawascki, Luiz Fux, Edson Fachin e Gilmar Mendes
Em baixo, votaram contra a prisão:
Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski, Antonio Toffoli e Rosa Weber 
4) Transitado em julgado: buscaram no Supremo Tribunal Federal conseguir que as prisões de condenados somente fossem autorizadas depois de transitado em julgado, o que faria com que os processos levassem de dez a vinte anos. Mas o Supremo decidiu, por seis votos a cinco, manter as prisões dos condenados em segunda instância. Duro golpe para o projeto.

Velório de Teori Zawascki
5) Morte de Teori: por "sorte" do Governo, morre o ministro Teori Zawascki, um dos que votaram pela manutenção dos condenados em segunda instância. Porta aberta para que o projeto contra a Lava Jato venha a ter maioria no Supremo.

Velhos amigos
6) Rearticulação: Gilmar Mendes, que havia votado pela prisão em segunda instância, reúne-se com Moreira Franco e Michel Temer no Palácio Jaburu logo depois do velório de Teori Zawascki, divulgando à imprensa ter sido apenas um encontro de velhos amigos.

"Fiquei surpreso por ser encontro num barco"
7) Maioria no Supremo: com a entrada de Alexandre de Morais no Supremo, o projeto ganha maioria na Corte e ainda a chance de  pôr no Ministério da Justiça alguém menos preocupado com a imagem pública e que consiga enfim redirecionar as ações da Polícia Federal. Assim que foi indicado, Alexandre de Morais reuniu-se, num barco particular, com senadores investigados.

"Delação premiada é dar voz a bandido"
8) Edison Lobão na CCJ: no Senado, para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, foi nomeado um senador investigado pela Lava Jato, ferrenho defensor do fim da delação premiada. O instituto da delação é, no seu entender, "um absurdo jurídico, por dar voz a bandidos". Nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão em escritórios de Marcio Lobão, filho do senador, investigado, como o pai, por desvios de dinheiro nas obras de Angra III e Belo Monte. O senador, entre outros papéis-chave, tem a missão de conduzir a sabatina dos indicados ao Supremo Tribunal Federal e à Procuradoria Geral da República, ou seja, de certa forma escolher os próximos juristas que irão investigar os senadores envolvidos em corrupção.

Celso de Mello e Moreira Franco
9) Foro privilegiado: Temer cria um ministério que havia sido extinto e dá foro privilegiado a Moreira Franco, outro senador investigado na Lava Jato, e articulador do governo para sanar a sangria. Moreira Franco é aquele mesmo que, quando eleito governador do Rio de Janeiro, nos anos 80, desfez o projeto dos CIEPs de Darcy Ribeiro, projeto que revolucionava a educação -- integral -- para mais de meio milhão de crianças das periferias, e as afastava das mãos do tráfico.

E vem aí o novo Carnaval do Congresso
10) Futuras comemorações: mais uma festa dos representantes do povo.


Um dia os jovens não precisarão mais de representantes que decidam por eles.

Do autor do blog, disponível em amazon.com.br




NEM MAS NEM MENOS

Bruna Sena e Faissal Ellakkis
O Brasil se renova. Quem vê a fumaça atual não percebe que não há mais tanta lenha.

Todos estão apavorados porque vemos cenas de terror, mais que de violência. Degolam-se os poderosos das classes altas, buscando maneiras de estancar a sangria: tentam mudar as leis, torcer para desastres de avião, nomear quem os possa salvar. Matam-se os poderosos das classes inferiores, degolando-se dentro dos presídios e promovendo o caos do lado de fora.

A garotada que vem aí, a que gosta de estudar, tem outra formação, outra visão de mundo.

Nós, os velhos, somos violentos. E mentimos, dizendo e pensando que não somos. E tentamos fazer de nossos filhos a reprodução de nossa violência. Até conseguimos tornar muitos de nossos jovens violentos também, mas esses serão minoria entre os que estão pouco a pouco chegando ao comando do país, por meio de vestibulares e concursos cada vez mais difíceis. O funil é apertado, e gradativamente começam a entrar nos postos de comando somente aqueles que estudaram muito, e que têm uma visão de sociedade bem diferente da nossa.

O primeiro lugar da Fuvest foi de uma aluna negra, pobre, e que teve a competência de ser estudiosa em meio a todo tipo de violência, da desigualdade ao preconceito. E conseguiu porque encontrou jovens professores com boa formação, uns mesmo mal remunerados no Estado, outros, conscientes estudantes da USP, voluntários, que se interessaram por alunos como ela e de graça lhes deram os cursos preparatórios.

A grande mídia pôs holofotes nos piores exemplos de jovens médicos, deformados, como o caso de Richam Faissal Ellakkis, que deu receita e aconselhou a matar a paciente Marisa Letícia. Mas não deu nenhum destaque à grande maioria de jovens engajados que estão saindo das universidades públicas para construir um país melhor do que esse que receberam dos mais velhos.

Palhamédicos da UFTM
Imagine se esse processo não fosse apenas resultado espontâneo de jovens que acordaram para a necessidade de mudar o país. Imagine se investíssemos realmente, de verdade, em educação, de forma sistêmica.

Ah, Darcy Ribeiro, vox clamantis in deserto: investir em escolas para não ter que investir em presídios. Se o Brasil fizesse, mesmo hoje, um plebiscito sobre dotação orçamentária, sem dúvida o dinheiro público iria prioritariamente para a educação. Todos sabemos disso.

Mas teremos que esperar esses jovens chegarem ao topo.

Mas...

Mas ainda somos o país do mas,
o mas é nossa marca de ódio,
o mas é nosso disfarce para o ódio,
o mas permite que o assassino cruel se sinta bem -- e do bem -- ao apunhalar aquele que odeia,
o mas é a grande mancha que revela a hipocrisia de nossa alma.

Nas demissões:
você é excelente, acrescentou muito ao nosso grupo, mas...
Nos relacionamentos:
gosto de você, que foi importante para mim, mas...
No nono mês o médico diz:
você sabe que sempre fui favorável ao parto normal, mas...
Nas adoções:
não temos nada contra crianças maiores, mas...
Nos negócios:
sou correto, mas...

Enfim, não tenho nada contra:
... os negros, mas
... os gays, mas
... os pobres, mas
... os evangélicos, mas
... os nordestinos, mas

Quando votarem diretamente, os jovens vão pôr o dinheiro sim na educação, e ensinarão suas crianças a dizer de cabeça erguida o que pensam, sem precisar das vergonhosas manchas de personalidade que caracterizam o nosso discurso do mas.

O país está mudando, mas
poucos veem o ponteiro das horas se mexer.


Do autor do Blog, disponível em amazon.com.br