UM DETALHE SOBRE O CASO CAMARGO CORREA

Todos acompanharam o caso do esquema da empreiteira Camargo Correa. A quem não o fez, reproduzo ao lado um diagrama publicado na Folha Online, de 27/03/2009, que ilustra as denúncias feitas pela Polícia Federal.
Não se trata de comentar o esquema. Não é o propósito deste blog. A grande mídia, bem ou mal, já cumpre esse papel. O esquema todo, afinal, apenas ilustra didaticamente o que é o cotidiano de todas as democracias representativas como a nossa: o uso dos mandatos dos representantes populares para legitimar a vontade dos detentores do poder econômico.
E não adianta apenas indignar-se com as denúncias e querer que sejam apuradas e seus responsáveis punidos. Esse clamor por justiça é uma reivindicação ingênua da sociedade, instigada pelos meios de comunicação. Quem controla bilhões de dólares não vai ficar sentado, passivo, apenas torcendo para que os que elaboram as leis não venham a prejudicar os seus negócios. Desarmado um esquema, arma-se outro, é evidente. Dinheiro, competência e ousadia não faltam a nossos grandes empresários. Competência eles têm, sim. Se só tivessem vocação para a ladroagem e não fossem competentes o país não estaria se tornando uma potência mundial. São atirados, capazes e ambiciosos. Se o sistema dá brechas, burla-se o jogo. Cabe a nós, cidadãos comuns, que apenas trabalham e ganham a vida, lutar para equilibrar esse jogo. Buscar meios de obrigar o legislativo a trabalhar a nosso favor. E isso só será possível quando nós mesmos estivermos legislando por nós.

Um comentário:

Unknown disse...

TEMOS QUE REITERADAMENTE, EM TODAS AS OPORTUNIDADES QUE SE APRESENTEM FALAR/ESCREVER SOBRE A DEMOCRACIA DIRETA, ENFATIZANDO OS DESACERTOS DA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA QUE SE TRANSFORMA EM CORPORATIVISMO. FALAR SOBRE A UNIVERSALIDADE DO VOTO, PORÉM SEMPRE CONTRA A OBRIGATORIEDADE DO VOTO. ENFATIZAR QUE A LEGISLAÇÃO ATUAL NOS OBRIGA AO COMPARECIMENTO A SEÇÃO ELEITORAL, INDUZINDO-NOS A ACREDITAR NA MALFADADA MAQUINETA QUE PARA OS ENCASTELADOS E USURPADORES DO PODER REPRESENTA SUA DEMOCRACIA....COMPARECER É OBRIGATORIO MAS O VOTO NULO É A CONTESTAÇÃO AO SISTEMA VIGENTE. COM OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS NÃO SE JUSTIFICA A REPRESENTATIVIDADE, TOME-SE POR BASE OS "REALITIES SHOWS" DA TV E A PARTICIPAÇÃO TELEFONICA QUE ADQUIREM, QUE PELA IGNORANCIA DO POVO TANTO ATRAEM....CANALIZAR ESSE INTERESSE PARA A DEMOCRACIA DIRETA, DESMISTIFICANDO A METODOLOGIA QUE INTERESSA A SUCIA ELEITOREIRA....INTERNET E COMUNICAÇÃO DIGITAL SERÃO COM O TEMPO OS SUCESSORES DA MAQUINETA INFERNAL DE QUE OS POLITICOS NÃO ABREM MÃO...A MAQUINETA DE OUTORGA DE PROCURAÇÕES EM BRANCO, QUE É O VOTO, INCONCIENTE E OBRIGATORIO....VOTAR É UM DIREITO, NÃO UMA OBRIGAÇÃO.
REPITAMOS ISSO A EXAUSTÃO, E SE MITOS DE NOS FALARMOS, SEREMOS OUVIDOS...TEMOS QUE ACREDITAR, CALAR NÃO!!!!
DESEMPREGUEMOS, PARA COMEÇAR, TODOS OS PARLAMENTARES (VEREADORES, DEPUTADOS E SENADORES)
FAZER ALVOROÇO É DESPERTAR A CONCIENCIA POPULAR PARA P REAL VALOR DO VOTO, HOJE MERCADEJADO A PREÇO VIL!!!! NÃO VENDA SEU VOTO.
NÃO SE PROSTITUA!!!!