O QUE É A DEMOCRACIA DIRETA


Democracia Direta é um sistema político em que o representante (vereador, deputado ou senador) não tem poder de decisão. Seus eleitores opinam, votam e passam o resultado para o representante que, só então, vota o que foi determinado pela maioria. Era o sistema utilizado pela chamada democracia grega em seu auge, mas no mundo moderno apenas a Suíça o utiliza, num formato próprio para o país, desde 1890.

Na Democracia Direta até a passeata deixa de ser necessária, pois ninguém precisa sensibilizar os representantes para que saibam o que seus eleitores querem, afinal, o representante só pode fazer o que esses eleitores já determinaram. Há ainda muita resistência a esse sistema pois ele transfere real e diretamente para a população o poder de decidir sobre as leis e será muito difícil convencer um cidadão a votar contra si mesmo. Os argumentos contra a democracia direta existirão, como existiam no passado argumentos contra o voto das mulheres ou dos pobres. Um passeio pela história pode com facilidade demonstrar que a democracia direta é o destino político dos povos no mundo inteiro, embora a médio prazo.

Um comentário:

Anilton Oliveira disse...

Professor Alvaro,

A Democracia Direta que acredito não precisa dos representantes, vereadores,deputados e senadores.Devido estes terem perdido a sua utilidade, pois legislam em causa própria.

E jamais o Congresso irá deixar a democracia direta ir adiante.

A Democracia Direta irá acabar com a alienação política do povo e economizará BILHÔES de reais gastos na estrutura da indústria da representação política em nosso país. Além de garantir os princípios fundamentais das conquistas sociais na estrutura do ESTADO e estar no contexto da realidade social. Porque está na CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL,Art. 1º , Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou DIRETAMENTE. Logo não é UTOPIA. A Democracia Direta É VIÁVEL, POSSÍVEL, NECESSÁRIA e PEDOGÓGICA.

Por que SEM VEREADOR, SEM DEPUTADO e SEM SENADOR ?

Porque é a ÚNICA maneira de acabar com a CORRUPÇÂO e desperdício do dinheiro público no ESTADO.

Os REPRESENTANTES ELEITOS perderam a função de representar as vontades do povo. Apenas defendem seus próprios interesses e dos partidos políticos. Presenciamos inúmeros casos de legislação em causa própria. A grande maioria dos partidos defende “grupos corporativos” com interesses privados, interesses particulares. Em detrimento do interesse público, do interesse coletivo,do interesse da sociedade, do interesse comum do povo. Gerando assim, um circulo vicioso maléfico à toda Sociedade e perpetuando a CORRUPÇÂO em larga escala.

Por que CRIAR um PARTIDO POLÍTICO ?

Porque estamos comprometidos com a CONSTITUIÇÂO BRASILEIRA e queremos MUDAR as leis. Queremos o FIM da CORRUPÇÂO, da IMPUNIDADE e do VOTO OBRIGATÒRIO.

Temos a consciência do limite. Temos que colocar a sociedade no rumo da justiça, do desenvolvimento e da família. E este limite foi ultrapassado há muito tempo.

Devemos demonstrar que a UNIÂO das PESSOAS COMUNS com um ideal democrático é muito mais FORTE e EFICAZ ,do que as inúmeras reclamações, dos inúmeros modelos de prevenção,fiscalização e combate à CORRUPÇÂO.

Preciso da sua ajuda para criar-mos o 1º PARTIDO POLÍTICO BRASILEIRO pela INTERNET.

Anilton Oliveira
São Paulo - SP
www.democraciadiretaja.net